A Casa 5 e a Criança
Mônica Clemente (Manika)
Live no Instagram ou
no Youtube
E o Artigo a seguir:
O que torna você único? Qual é a sua assinatura no mundo? O que torna você insubstituível?
Digamos que você se formou com 100 alunos em dada profissão. Fez mestrado, doutorado, pós-doutorado e milhares de cursos, além de já estar trabalhando na área da sua escolha. Ainda assim, não sabe o que a torna diferente dos seus colegas.
Da mesma forma nas relações. Você é mulher (ou um homem), adulta/o, jovem, como mais de 4 bilhões de mulheres (homens) no mundo. O que torna você única/o para um parceiro/a?
Sua autoexpressão[i]. Ninguém, nunca vai se expressar como você se expressa.
Portanto, uma pessoa para ser única precisa dar espaço para sua criança interior, livre, criativa, intuitiva se manifestar no mundo. Como? Com um bom pai/mãe protetor e um bom adulto interiores, segundo Eric Berne, para dar respaldo para a expressão da criança livre.
E isso acontece da seguinte maneira: às vezes alguém expressa algo de muito valor para o mundo e poucas pessoas se interessam. Outras vezes, esta mesma pessoa pensa que não conseguiu se expressar bem, mas toca o coração de muitas pessoas.
O
que estas discrepâncias, entre o que uma pessoa expressa e a reação do mundo, revelam?
Que existem expressões que reconhecemos como valiosas e expressões nossas que os
outros reconhecem como valiosas.
Por isso, é importante deixar a criança livre dentro de você encontrar o caminho que ela mais se sente confortável para exercer sua criatividade no mundo. E, descobrir no mundo, como você toca o coração das pessoas (casa 11).
A casa 5 também fala dos desafios de se descobrir única sem ser egocêntrica, graças à casa 11. Um bom exemplo desta dinâmica aparece na série “A maravilhosa Senhora Maisel” (Amazon Prime). Em dado episódio, uma comediante famosa está em crise entre sua forma de fazer comédia, que tem dado certo há décadas, e sua vontade de fazer um guinada em sua vida artística.
O que a tornava única passou a incomodá-la e a aprisiona-la, porque já era de “domínio público”. E o que ela almejava poderia se transformar na derrocada da sua carreira. A tensão entre estas duas formas genuínas de se expressar – uma já estabelecida e outra nova querendo nascer - e as expectativas do mundo, foram tão grandes que ela se sabotou.
Ser único, então, é uma estação do amadurecimento espiritual, que acontece na casa 5 do mapa astral, opondo a casa 11, dos grupos e do que as pessoas esperam de nós.
O que torna você único/a é o mesmo o que torna os outros únicos, a autoexpressão. Este parentesco de sangue entre todas as pessoas as torna semelhantes (casa 11), mas não iguais.
Além disso, a casa 5 fala dos filhos, dos eventos, do palco, da educação, do teatro e do sentimento de pertencimento a alguns grupos (casa 11), ou não, dependendo dos planetas e trânsitos que passam sobre ela sombreando a autoexpressão (casa 5) para a casa 11.
Os planetas que estão nela a modificam:
Sol ou Leão na casa 5 – precisa de expressar. Ator. Quer ser o centro das atenções.
Lua ou Câncer – Conexão muito forte com a infância.
Mercúrio
ou Gêmeos – Locutor, professor. Muito criativo.
Virgem – mestre. Ou não se mostra como é.
Vênus
ou Libra – artista.
Touro – estabilidade no amor. Adora os prazeres da carne.
Marte ou Áries – Namorador/a e ator. Atleta.
Júpiter ou Sagitário – Professor, mestre espiritual.
Saturno ou Capricórnio – Se sente inadequado, mas não é. Só precisa encontrar a sua turma. Pode ter só um filho. Filhos representam muita responsabilidade.
Urano ou Aquário – Filhos muito criativos e gravidez sem planejamento.
Netuno ou Peixes – Cuidar da alimentação de não está conseguindo engravidar. Expansão da consciência.
Plutão ou Escorpião – Acha que não vai dar conta de ter filhos. Ou é muito possessiva com eles. Faz força demais para aparecer porque um dos pais não a enxergava.
Nódulo Sul – Desenvolver noções sociais e políticas.
Nódulo Norte – Precisa realizar seus sonhos – se dedicou demais a muitas causas sociais.
Quíron – cuidar da sua criança interior.
Muitos planetas na casa 5, com aspectos negativos, podem indicar uma tendência a querer aparecer demais porque não foi visto. Com aspectos positivos, se autoexpressa iluminando a vida de muitas pessoas.
Se quiser fazer seu mapa, pelo meu método, a ASTROFENOMENOLOGIA – a leitura do seu mapa astral através da astrologia e fenomenologia da Constelação Familiar -, escreve para o e-mail
Mônica Clemente (Manika)
#astrologia #astrofenomenologia #mapaastral #Casasastrológicas #casa5
[i] Por isso, na minha opinião, o
Justin Butler fez um trabalho fabuloso como ator interpretando o Elvis Presley.
Ele não o imitou, ele conseguiu se expressar, como ator, com o mesmo carisma do
Elvis, mas era o carisma dele, à serviço do papel que fez.
Comentários
Postar um comentário