67) Casa 12 e o Inconsciente

 

A Casa 12 e o Inconsciente

Mônica Clemente (Manika)

Live no Instagram ou no Youtube

E o Artigo a seguir: 

A experiência da casa 12 é como se colocássemos o 1 na frente de todos os zeros, quando o ego pessoal e seus feitos se uniu a uma força maior, passando a se perceber como parte dela em sua jornada. No entanto, há potenciais desconhecidos que precisam ser reconhecidos e assimilados, antes de termos esta experiência de "uma vida que realizou seu inconsciente". 

Todos nós temos potenciais desconhecidos. O maior deles é o próprio inconsciente, aquilo que não acessamos, como o próprio “local” onde o desconhecido e o desconhecimento “habitam”. 

Esta dimensão não nos é acessível, a não ser quando ela nos acessa por meio dos sonhos, atos falhos, chistes, sintomas, poesia, arte,  mitos...

... ou pela experiência da casa 12 

Segundo a Psicanálise, os chistes são anedotas, brincadeiras de duplo sentido, trocadilhos que atuam, como um “desabafo”. Uma válvula de escape, em forma de piada, para falar o que não poderíamos ou não conseguiríamos falar. 

 Há também o “mal olhado”. Quando olhamos para uma pessoa sem enxergá-la, lançando sobre ela os conteúdos do próprio inconsciente. 

“Não se deve esquecer a seguinte regra: o inconsciente de uma pessoa se projeta sobre outra pessoa, isto é, aquilo que alguém não vê em si mesmo, passa a censurar no outro. Este princípio tem uma validade geral tão impressionante que seria bom se todos, antes de criticar os outros, se sentassem e ponderassem cuidadosamente se a carapuça que querem enfiar na cabeça do outro não é aquela que se ajusta perfeitamente a eles. 

E aí vale fazer uma diferenciação entre FENÔMENO e ESTRUTURA. Por meio de fenômenos, como os atos falhos, ou sintomas, por exemplo, pode-se intuir as estruturas de onde eles surgem. 

A casa 12 é onde começamos a desenvolver a capacidade de intuir o inconsciente, por meio dos fenômenos que vivenciamos ao longo da vida. Os peixes que nadavam inconscientes da água do mar, citados lá naca 8 e 11, aqui, sabem que a água existe e fazem parte dela. A casa 12 é o mar e a experiência do mar. 

Planetas nesta casa fazem a pessoa querer trabalhar com estes conteúdos desconhecidos, como psicanalistas, psicólogos, astrólogos, consteladores familiares, poetas, médiuns, servidores públicos e artistas em geral. 

Como é a casa que vem antes do nascimento, destacado no ascendente, lida com as experiências da nossa gestação e com segredos, como amores clandestinos, atividades não regulamentadas e pessoas excluídas da família ou da sociedade. 

Todas as instituições que servem à muitas pessoas ou fazem alguém se sentir fora da normalidade também são arenas da experiência desta casa: hospitais, manicômios, prisões, órgãos públicos. 

Estas experiências e outras mais, como o “Inferno astral” e os finais de ciclos, são atribuídas a casas 12 do seu mapa astral, de acordo com o signo que a rege, planetas e aspectos que fazem. 

Os planetas na casa 12, portanto, a modificam:

Sol ou Leão na casa 12 – O místico ou o perdido. Autoestima baixa até reconhecer sua força. 

Lua ou Câncer – Mulher excluída. Mães ausentes. 

Mercúrio ou Gêmeos – Irmãos falecidos antes de nascer. Médium. 

Virgem – Sanitaristas. Problemas no intestino. 

Vênus ou Libra – Irmãos falecidos antes de nascer. Se sente preso nas relações. Autoestima baixa. 

Touro – Vergonhas dos dons artísticos. Engole muito sapo. Precisa usar seus dons. Autoestima baixa. 

Marte ou Áries – Atleta profissional. Exposto a sexualidade muito cedo. 

Júpiter ou Sagitário – Caridoso ou escapista. 

Saturno ou Capricórnio – Precisa se libertar do medo, do sentimento de culpa e repressões. 

Urano ou Aquário – Intuição pura ou rebelde sem causa. 

Netuno ou Peixes – Nova vida depois de muita expurgação. 

Plutão ou Escorpião – Precisa parar de se sabotar, reconhecendo sua bondade. 

Nódulo Sul – Excelentes terapeutas se esta for sua vocação. 

Nódulo Norte – Precisa se espiritualizar. 

Quíron – abertos à fontes infinitas de cura. 

Muitos planetas na casa 12, com aspectos negativos, podem indicar alguém escapista ou que tem um trauma grande antes do nascimento. Com aspectos positivos, são os grandes navegadores do inconsciente. 

Tem outra live sobre a casa 12, feita em 2022, no Instagram ou no Youtube  e um Artigo, com um tutorial para descobrir os planetas regentes ou domiciliados na sua casa 12. 

Se quiser fazer seu mapa, pelo meu método, a ASTROFENOMENOLOGIA – a leitura do seu mapa astral através da astrologia e fenomenologia da Constelação Familiar -, escreve para o e-mail  

manikastrologia@gmail.com 

Mônica Clemente (Manika) 

#astrologia #astrofenomenologia #mapaastral #Casasastrológicas #casa12

 

 

 

Comentários