72) Saturno e a Força de uma Relação

  

Arte do genial @yuvalrob - Yuval Robichek

Sua relação é forte para aguentar possíveis contratempos?

Mônica Clemente (Manika)

 

Há anos, perguntei ao psicanalista Eugenio Davidovich como reagir a uma traição? Ele me respondeu com outra pergunta:

 

“A sua relação é forte o suficiente para ultrapassar os contratempos?”

 

Eu fiquei calada pensando nos comportamentos que formam relações boas e resistentes. Com possessividade, controle, rixas e mentiras, certamente que não.

 

Pensei, também, na importância dos aspectos do Saturno de uma pessoa com o Sol, ou a Vênus, Lua e Ascendente de outra pessoa no mapa de relacionamentos. E nos aspectos de Saturno, que cria resistência por meio do esforço, no próprio mapa astral. 

 

Então, eu retruquei:

 

“Uma traição é um ataque à própria relação. Ou um sintoma dos problemas dela.”

 

Exatamente, disse ele, “uma traição coloca em xeque se a relação que construíram é forte o suficiente para aguentar um contratempo até causado por um de vocês. E até por um problema dentro da própria relação, a ponto de fazer vocês reavaliarem como estavam tratando dela.”

 

No meu caso, a relação era atacada demais para nos mantermos juntos, mesmo que o amor estivesse presente. E “não se deve aguentar tudo por conta do amor” (Yara Rodrigues de La Iglesia). O que nos leva a outros laços mais resistentes:

 

Uma relação pode acabar, mas o amor e os vínculos não. Como aquela pessoa que perdeu um dos pais muito cedo, por morte, abandono ou exclusão, e está vinculada ao genitor sem ter tido relação com ele.

 

Assim, uma traição não é forte o suficiente para destruir uma relação, nem seus vínculos, nem o amor. Principalmente, se quem traiu parar de mentir enquanto trata o parceiro muito melhor do que já o tratou, para compensar a dor causada.

 

E a pessoa ferida não se valha da superioridade que a dor lhe deu. A não ser que um dia machuque o parceiro também. Aí pede para ele lhe conceder a chance que um dia ela lhe deu. 

 

Uma traição, no entanto, é a gota d’água de uma relação que já não era boa para os parceiros.

 

Arte do genial @yuvalrob

Yuval Robichek

 

Mônica Clemente (Manika)

@manika_constelandocomafonte

 

#constelacaofamiliar #familienstellen #Traição #relacionamentos #saturno 

 

Comentários